domingo, 29 de abril de 2007

Minotauro e Minotoro no Domingão do Faustão

http://domingaodofaustao.globo.com/Faustao/0,23178,GVF0-4346-241860,00.html

Para quem perdeu essa excelente matéria com dois dos melhores lutadores brasileiros a já pisarem num ringue, aí tá o link.

Mais uma coluna

Uma semana atrasado, mas aqui estou com mais uma coluna. Vamos ver se a partir de agora eu presto mais atenção no tempo.

Tibau e Lucas Lopes lutam em Natal

Dia 9 de maio Natal sediará a segunda edição do Nordest Combat Championship, que traz em seu card dois atletas da American Top Team. Gleison Tibau enfrentará um lutador espanhol, e Lucas Lopes enfrentará um lutador a ser definido.

Quem é de Natal não pode perder a oportunidade, o evento também contará com outros grandes nomes do vale tudo local, como Silmar Rodrigo e Sergio Junior, e é promessa de boas lutas.

Ainda sobre Tibau

Apesar de estar há mais de duas semanas em Natal, Tibau não veio aqui a passeio. Ele treina 6 horas por dia, com treinos de jiu jitsu, submission, muay thai, vale tudo e musculação.

Se engana quem pensa que essa preparação toda é apenas para a luta do dia 9. Tibau já está de olho em sua próxima luta no UFC, a última do contrato, que deverá ocorrer em junho, quando o potiguar pisará novamente em solo americano. Mesmo que perca seu próximo compromisso no UFC, é bastante provável que o lutador da ATT tenha seu contrato renovado, as negociações já estão em andamento.

O que houve com Werdum?

Muita gente deve ter perguntado isso após a luta do brasileiro com Andrei Arlovski. O que houve com Werdum? Em sua luta com Alexsander Emelianenko o brasileiro mostrou objetividade e inteligência, rapidamente levando o russo ao chão, onde sabia que era muito superior, e dando fim à luta.

Contra Arlovski o que se viu foi um Werdum hesitante, que optou por trocar socos, mas raramente atacava, e que só tentou quedar seu oponente duas vezes. Uma delas de maneira ridícula, pulando nas pernas de Arlovski a mais de um metro de distância.

O que mais impressionou em Werdum não foi nenhum aspecto positivo de seu jogo, mas suas habilidades em pé que deixaram a desejar. É de se supor que após tanto tempo treinando com Mirko Cro Cop, Werdum teria aprimorado seu jogo, mas o que se vê é a mesma trocação limitada que ele apresentou contra Jon Olav Einemo no Pride 31.

Para quem disse querer ser o melhor do mundo, Werdum deu um longo passo para trás.

2007, o ano das zebras?

Quem pensava que 2006 havia sido o ano das zebras, e esperava um 2007 melhor acabou se decepcionando. A onda de resultados inesperados que se iniciou em 2006 vai crescendo neste ano.

Em 2006 tivemos a trajetória de Misaki até o título do GP até 83kg do Pride, Marcus Aurélio finalizando Takanori Gomi, e depois sendo derrotado por Ishida, Forrest Griffin nocauteado por Keith Jardine, Minotauro derrotado por Josh Barnett no GP absoluto, a vitória de Mark Coleman sobre Mauricio Shogun, entre outros.

O ano de 2007 mal começou, e já tivemos as duas vitórias de Rameau Thierry Sokoudjou no Pride, Dan Henderson sobre Wanderlei Silva, Matt Serra sobre Georges St. Pierre, Nick Diaz finalizando Takanori Gomi, para dizer alguns, e mais recentemente Gabriel Napão nocauteando Mirko Cro Cop.

Se por um lado é bom que os resultados sejam imprevisíveis, por outro, o lado promocional, é um pesadelo. Vejam Mirko Cro Cop, por exemplo.

O UFC trouxe-o a peso de ouro do Pride, já tinha gente dizendo que após a conquista do GP Absoluto Cro Cop poderia vencer Fedor, e especulava-se que uma luta dele contra Randy Couture pelo cinturão dos pesados acarretaria em recorde de vendas de pay-per-view, mas aí veio Napão.

Georges St. Pierre, que já vinha sendo apontado como um dos melhores lutadores de todos os tempos, sem distinção de categoria, caiu em sua primeira defesa de cinturão.

O único que parece estar imune a essa onda de azar que assola os atletas renomados é Fedor Emelianenko. Pelo menos isso.

Atletas do Rio Grande do Norte fazem apelo

Na última quarta-feira estive cobrindo para o Portal do Vale Tudo o I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo, e tive a chance de entrevistar alguns dos lutadores presentes.

Não é exagero quando digo que temos atletas por aqui que já deveriam estar lutando em eventos maiores, até mesmo internacionais, há um bom tempo. Menciono mais uma vez Barão, Patricio e Patrick Pitbull, e acrescento os nomes de Jorjão, Ricardo Oliveira, Sergio Junior e Silmar Rodrigo, entre muitos outros.

Todos os atletas ao serem perguntados o motivo de continuarem lutando regionalmente, apesar das grandes vitórias, creditam essa falta de exposição à falta de atenção dos promotores de eventos.

Então aproveito o espaço e me junto ao coro: promotores de evento e empresários de todo o país, o Nordeste está cheio de minas de ouro inexploradas. Coloquem seus capacetes, tragam suas ferramentas e mãos à obra.

Que pelo menos um homem de visão resolva andar por esse caminho.

Dúvidas, críticas e sugestões, a área de comentários do blog é livre.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo

Minha primeira cobertura de um evento oficialmente ocorreu nesta última quarta-feira. O I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo apresentou alguns defeitos, sim, não posso omitir isso. Mas os organizadores tem uma idéia muito boa, de fazerem mais 3 eventos e conseguir mais 3 campeões até 65 e 80kg, e então colocá-los para lutar numa última etapa.

O evento serviu para projetar ainda mais alguns lutadores aqui do RN, como Barão (65kg) e Jorjão (80kg). Ambos foram campeões em suas categorias, Barão vencendo as duas lutas, e Jorjão tendo lutado apenas uma, ficando sem oponente para a final. Houve um problema e a luta de reservas não ocorreu, e Ricardo Oliveira se machucou na semi-final.

Fica aqui o apelo para os promotores de eventos de todo o Brasil: Dêem mais atenção ao nordeste, tem muito talento escondido aqui que precisa ser descoberto.

Para mais informações sobre o evento, acessem esse link: http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=56400

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Minotauro no UFC: A BTT não sabia.

"Eu não posso dizer nada se vou perdoá-lo, ou se nós vamos querer ele de volta na BTT ou coisa do tipo. Ele deve falar honestamente conosco primeiro, e eu acho que tem algumas coisas que precisam de um tempo para serem conversadas." Com essas palavras Murilo Bustamante respondeu a um repórter do site japonês Sportsnavi, ao ser perguntado se perdoaria Rodrigo Minotauro por ter assinado com o UFC sem conhecimento de sua equipe.

Como publicado aqui no blog na última quarta-feira, 18 de abril, Minotauro está treinando na American Top Team há algum tempo, e os planos iniciais são de ficar lá até sua estréia no octágono, que deverá ocorrer em meados de julho. Ao que tudo indica, essa permanência tem tudo para ser prorrogada. Resta saber se a proximidade entre as duas equipes seria um fator para atrapalhar as negociações.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Esclarecimento

Tinha dito que faria uma coluna quinzenal para colocar aqui no blog. E não fiz. O problema é que não me dei conta de que havia escrito a outra coluna quinze dias atrás.

Postarei a próxima nesse final de semana.

sábado, 21 de abril de 2007

Ah, Napão!


Poucos eram os que acreditavam numa vitória de Napão. Felizmente, eu era um deles. Se bem que acreditar não é a palavra, acho que pressentimento define melhor.

Mas Napão acreditava, sua equipe também. E Napão foi lá e dominou Cro Cop por um round quase inteiro, terminando a luta, quem diria, com um chute alto. Marca registrada de seu oponente.

Resultados completos do UFC 70:

Paul Taylor derrotou Edilberto Crocotá por nocaute técnico no 3º round.

Jess Liaudin finalizou Dennis Silver no 1º round.

Alessio Sakara derrotou Victor Valimaki por nocaute técnico no 1º round.

Júnior Assunção finalizou David Lee no 2º round.

Terry Etim finalizou Donald Matthew Grice no 1º round.

Cheick Kongo derrotou Assuério Silva na decisão dos juízes.

Lyoto Machida derrotou David Heath na decisão dos juízes.

Michael Bisping derrotou Elvis Sinosic por nocaute técnico no 2º round.

Andrei Arlovski derrotou Fabrício Werdum na decisão dos juízes.

Gabriel Napão nocauteou Mirko Cro Cop no 1º round.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Uma legenda apropriada


A tradução é algo como:

"Dar risadas

A única coisa que vocês podem fazer quando o cara que lhes surrou perde uma luta, sabendo muito bem que ele vai surrar vocês de novo."

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Minotauro de mudança?

Parece que a mudança de evento foi apenas o primeiro passo de Rodrigo Minotauro rumo a um ano de 2007 diferente. O baiano está treinando há duas semanas na equipe American Top Team, com a supervisão de Ricardo Libório. O ex-campeão do Pride também está aproveitando para aprimorar sua trocação com o professor de Muay Thai Ouali Muhammad, e seu condicionamento com o preparador físico André Benkei, e deverá ficar por lá até sua estréia no octágono.

Procurei Benkei para dar mais esclarecimentos a respeito dessa situação, mas tudo que ele comentou foi que o baiano está adorando os treinamentos, e que não tem nada acertado sobre uma possível troca de equipe por parte de Minotauro.

UFC investindo em publicidade na Inglaterra

O UFC está investindo pesado na divulgação de seu próximo evento, que ocorrerá em Manchester, Inglaterra, como pode ser visto nas imagens contidas no post abaixo.

A maioria dos ônibus de Londres possuem imagens do evento, e jornais locais chegam a estampar suas capas com divulgações. A Zuffa também tratou de fazer divulgações do evento em táxis, outdoors (muitos, espalhados pela cidade) e internet.

O marketing agressivo da companhia já tornou o UFC mais conhecido que o Cage Rage no país, e tudo indica que todos os ingressos serão vendidos.

UFC investindo em publicidade na Inglaterra - Fotos



Fotos tiradas pelo inglês Rowan Jethwa. Infelizmente o blog redimensiona as imagens automaticamente, então não posso colocá-las numa qualidade maior.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Sem surpresas no Bodog

Não há onda de zebras que atinja Fedor Emelianenko. Depois da recente onda de resultados inesperados havia gente - pouca - que indicava uma derrota do campeão, mas o russo mostrou porque é considerado o melhor de todos os tempos.

Apesar de muitos protestarem por Fedor ter segurado as cordas para evitar quedas, o resultado não seria diferente. A única mudança seria que ele viria ou mais tarde ou de uma outra maneira, pois se Lindland caísse por cima, provavelmente teríamos mais uma bela chave de braço invertida como nas duas lutas de Fedor contra Coleman.

Uma paralisação devido ao sangramento no rosto do campeão estava fora de questão, pois em plena Rússia, com a presença do presidente do país, não seria nada interessante ter o maior atleta russo da atualidade derrotado por uma fatalidade.

Para quem não viu a luta, segue ela aí embaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=kWC63DE1s-4

Ah, não estou conseguindo colocar para que a visualização seja direto no blog, se alguém souber, favor informar através dos comentários. Agradeço desde já.

Putin, Berlusconi e Van Damme atendem Bodog




O Bodog Fight contou com presenças ilustres. Vladimir Putin, presidente russo, Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano e dono do Milan e o ator Jean Claude Van Damme apareceram para prestigiar o evento.


O presidente Putin, ao final, se reuniu com todos os atletas para um jantar.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fedor x Lindland - Bodog 14/04/07


Diferença de 8kg entre os dois. Lindland pesou 96,5kg e Fedor 104,5kg. A diferença de peso não é tão grande, já a de talento e habilidades...

domingo, 8 de abril de 2007

Estreando o blog

Olá a todos, me chamo Matheus Aquino, tenho 19 anos, curso Direito, trabalho e sou redator do Portal do Vale Tudo. Sou apaixonado por Vale Tudo desde o primeiro UFC. No entanto, só vim a acompanhar mesmo há poucos anos.

Criei esse blog pra poder expressar mais livremente minhas idéias sobre o Vale Tudo em geral, notícias, atletas, enfim. E também porque já vinha martelando a idéia de manter uma coluna quinzenal falando do esporte, e de poder divulgar os atletas e equipes da minha cidade há um bom tempo.

Pretendo fazer uma coluna quinzenal, e comentar algumas notícias que eu julgar interessantes de vez em quando aqui no blog, além de tentar divulgar os eventos e lutadores daqui do Nordeste, mais especialmente de Natal/RN. Então se você é um lutador ou promotor e quer ter seu nome ou evento divulgado aqui no blog, mande um e-mail pra matheus_aquino@hotmail.com.

Muita gente deve tá se perguntando, "esse cara não é ninguém, só cheguei aqui porque vi ele divulgando o blog no Portal, ele realmente espera que isso vá fazer sucesso?" Bem, eu não abri o blog pra fazer sucesso, abri pra dar mais um espaço àqueles que não tem. Mil visitas ou zero, pelo menos a minha parte eu tô fazendo.

Agora vamos ao que interessa que esse final de semana foi um prato cheio pros fãs do esporte. Pride, UFC e IFL, todos praticamente no mesmo dia. Tentei o máximo possível sair do eixo Japão -Estados Unidos, mas quase não foi possível. A única coisa que me vinha à cabeça era “Pride, UFC, Pride, UFC”, e aí... tive que escrever do Pride e do UFC, senão essa coluna não saía. Essa é a primeira coluna que escrevo aqui no blog - e o primeiro post nele também -, e, se tudo der certo, vai ser a primeira de muitas.


O fim do Pride

Nesse exato momento em que escrevo faltam duas horas para o início do fim do Pride. O antes melhor evento do mundo agora vai virar um evento de segundo escalão, e as peças do tabuleiro já foram movidas para isso. O Pride já perdeu três de seus cinco melhores pesados, e deveremos receber em breve notícias da saída dos outros dois.

Mirko Cro Cop e Fabrício Werdum já haviam sido anunciados pelo UFC, o croata até já chegou a estrear. Emelianenko Fedor lutará contra Matt Lindland no Bodog, e rumores de todos os lados indicam que o melhor lutador do mundo vai trocar o ringue do Pride pelo da nova organização. Contratos com equipes russas, investimentos para divulgar o vale tudo no país e muito dinheiro em caixa seriam as razões.

Já Josh Barnett mostrou-se extremamente irritado com a demora em receber notícia sobre seu adversário para o Pride 34, e esse é o motivo de não estar no card. A relação do americano com os japoneses já parecia balançada, e sua relação com o Pride piorou ainda mais com a aquisição do evento pelos Fertitta. O lutador fez duras declarações a respeito da mudança de regras e outras mudanças, chegando a chamar o Pride de “UFC no ringue”. Essas declarações de Barnett me irritam desde o momento que li. Tentem escrever um artigo e antes dele ser publicado alguém dar declarações iguais às suas... depois disso vocês vão me entender.

E ainda sobre os cinco melhores pesados do Pride...

Rodrigo Minotauro assina com o UFC

O antigo campeão do Pride agora vai botar os pés no octágono em busca de um novo desafio à carreira. “Um amigo” brincou que o lutador viu que não dava pra ganhar de Fedor e foi pra onde a competição seria mais fácil. Mas quem pensa que o cinturão ta garantido, pode ir logo desfazendo esse pensamento. Cro Cop não é mais nenhum leigo no chão, e Napão não foi apelidado de “half-nog” (meio nogueira, referindo-se a Minotauro) pelos americanos à toa. Sem falar de Werdum, que perdeu pra Minotauro, é verdade, mas foi uma das melhores lutas que tivemos em 2006. Ah, já ia me esquecendo. O UFC também tem Randy Couture, e se tem alguma coisa que aprendemos com esse esporte é que nunca se deve subestimá-lo. De todas as lutas que Minotauro pode fazer no UFC, considero a com Randy a mais difícil. Estilos fazem lutas, já diziam...

A Zuffa tirou do Pride três de seus cinco melhores lutadores da categoria acima de 93 quilos. Os outros dois caminham para uma despedida dos ringues japoneses, e a divisão de pesados do Pride, que se dizia infinitamente melhor que a do UFC, agora passará a ser infinitamente inferior. Triste, mas verdade.

Matt Serra é o novo campeão de meio-médios do UFC

Numa performance extraordinária Matt Serra venceu o canadense Georges St. Pierre e obteve a marca mais expressiva de sua carreira. Serra, que muitos dizem ser naturalmente da categoria de leves, venceu a quarta temporada do reality show The Ultimate Fighter na categoria até 77 quilos e garantiu a chance pela disputa de cinturão. O faixa-preta em jiu jitsu mostrou que também é bom nos outros fundamentos, e após aplicar um knockdown desferiu uma saraivada de socos que levou o juiz a interromper a luta. Podem me chamar de louco, mas eu não estou surpreso. Diferente da maioria, eu acreditava que “GSP” fosse ter muitas dificuldades nesse combate.

No entanto, duas coisas me deixaram irritado após a luta. A comemoração de Matt Hughes, que parecia que tinha ganhado na mega-sena, cá pra nós, foi nojenta. Não tiro os méritos de Hughes como lutador, mas como pessoa é um zero à esquerda. E Sean Sherk vir abraçar Hughes e comemorar também a vitória de Serra foi outra coisa irritante. Dor de cotovelo é pouco, hein? Acho que GSP vai ter que destruir os dois de novo pra colocá-los no lugar.

Antes, quero ver Matt Serra enfrentar Hughes. E há uma razão pra isso: num dos episódios da quarta temporada do TUF, logo após a luta de Hughes com Royce, o ex-campeão apareceu para treinar os participantes, e o seu jeito de ser não agradou nada os lutadores que lá estavam, especialmente o atual campeão. Acreditem em mim, quando esses dois se reencontrarem vai sair faísca... E Hughes numa maca. Podem me cobrar depois.

Allan Góes vence mais uma

O brasileiro Allan Góes parece estar no caminho certo de volta ao topo. Depois de sua derrota para Gustavo Ximu, Allan conquistou a quarta vitória seguida, a terceira no IFL. O brasileiro venceu o americano Homer Moore por nocaute técnico no segundo round.

O Assassino Africano ataca novamente

Rameau Thierry Sokoudjou mostrou que a vitória sobre Rogério Minotouro não foi por pura sorte. O camaronês nocauteou Ricardo Arona faltando um segundo para completar dois minutos de luta, e causou uma reviravolta na divisão até 93 quilos do Pride. O estrago foi tão grande que no caminho para os vestiários Arona parou para perguntar se tinha apagado ou se ficou apenas grogue, enquanto as câmeras japonesas registravam tudo.

Apresentando uma boa trocação e uma boa defesa de quedas, Sokoudjou, que tem apenas 22 anos, já chama a atenção do mundo do vale tudo. Antes de deixar o Pride Sakakibara fez uma descoberta e tanto. O camaronês é um fenômeno, e aposto que ainda vamos vê-lo derrubando muitos tops com o passar dos anos. Enfim, alguém pra ameaçar a hegemonia de Shogun na categoria. O ano de 2007 promete.

O fim do Pride, parte 2

O Pride acabou há pouco, e apesar de muitos dizerem que o card estava fraco, muito aquém do que o Pride proporcionava, esse evento não ficou devendo em nada aos anteriores. Nenhuma luta passou do primeiro round, todas terminando por nocaute ou finalização, e com mais performances extraordinárias de lutadores que não deixam de surpreender, como o já citado Sokoudjou e o sempre brilhante Shinya Aoki. E apesar de os combates serem definidos no primeiro round, muitas das lutas foram bastante disputadas. Ponto para a DSE. Valeu a pena esperar a madrugada toda e ficar acordado até quase oito da manhã para prestigiar o evento. Os resultados completos do Pride, assim como os do UFC e da IFL, vocês conferem na página do Portal do Vale Tudo: http://www.portaldovt.com.br.

Natal deve sediar 4 eventos entre abril e junho

Saindo totalmente do eixo Japão – Estados Unidos, aproveito o espaço para dar uma notícia que me deixa muito satisfeito. Segundo fui informado - e quem tiver mais informações é só me contactar aqui pelo blog mesmo - a cidade de Natal será palco de 4 eventos de vale tudo que ocorrerão entre o começo de abril e o fim de maio. Desses quatro, três ocorrerão no ginásio Machadinho, ou seja, depois de um longo tempo de carência de grandes eventos a cidade contará com três num pequeno intervalo de tempo. Eu com certeza estarei em todos.

Feras locais como Patrício e Patrick Pitbull, Sergio Junior, Barão, Silmar Rodrigo, Jorjão, Lucas Lopes e Gleison Tibau deverão garantir o valor do ingresso. Ah, só pra não deixar ninguém confuso, esses lutadores não estarão todos no mesmo evento (apesar de que seria muito bom se estivessem).

Fiquem de olho nos atletas Patrício e Patrick, os irmãos Pitbull já provaram que tem nível internacional, só lhes falta oportunidade para lutar fora. Patrício fez sua estréia no vale tudo contra André Dida (que estreou no vale tudo contra Patrício), e, como alguns gostam de dizer, “passou o carro”. Foi superior tanto em pé quanto no chão, muito superior, até. Não tenho nenhuma dúvida de que o resultado se repetirá se os dois lutarem novamente. A primeira luta entre os dois ocorreu em 2004, e Patrício tinha apenas 16 anos.

Dúvidas, xingamentos e sugestões, a área de comentários do blog é livre.