domingo, 8 de abril de 2007

Estreando o blog

Olá a todos, me chamo Matheus Aquino, tenho 19 anos, curso Direito, trabalho e sou redator do Portal do Vale Tudo. Sou apaixonado por Vale Tudo desde o primeiro UFC. No entanto, só vim a acompanhar mesmo há poucos anos.

Criei esse blog pra poder expressar mais livremente minhas idéias sobre o Vale Tudo em geral, notícias, atletas, enfim. E também porque já vinha martelando a idéia de manter uma coluna quinzenal falando do esporte, e de poder divulgar os atletas e equipes da minha cidade há um bom tempo.

Pretendo fazer uma coluna quinzenal, e comentar algumas notícias que eu julgar interessantes de vez em quando aqui no blog, além de tentar divulgar os eventos e lutadores daqui do Nordeste, mais especialmente de Natal/RN. Então se você é um lutador ou promotor e quer ter seu nome ou evento divulgado aqui no blog, mande um e-mail pra matheus_aquino@hotmail.com.

Muita gente deve tá se perguntando, "esse cara não é ninguém, só cheguei aqui porque vi ele divulgando o blog no Portal, ele realmente espera que isso vá fazer sucesso?" Bem, eu não abri o blog pra fazer sucesso, abri pra dar mais um espaço àqueles que não tem. Mil visitas ou zero, pelo menos a minha parte eu tô fazendo.

Agora vamos ao que interessa que esse final de semana foi um prato cheio pros fãs do esporte. Pride, UFC e IFL, todos praticamente no mesmo dia. Tentei o máximo possível sair do eixo Japão -Estados Unidos, mas quase não foi possível. A única coisa que me vinha à cabeça era “Pride, UFC, Pride, UFC”, e aí... tive que escrever do Pride e do UFC, senão essa coluna não saía. Essa é a primeira coluna que escrevo aqui no blog - e o primeiro post nele também -, e, se tudo der certo, vai ser a primeira de muitas.


O fim do Pride

Nesse exato momento em que escrevo faltam duas horas para o início do fim do Pride. O antes melhor evento do mundo agora vai virar um evento de segundo escalão, e as peças do tabuleiro já foram movidas para isso. O Pride já perdeu três de seus cinco melhores pesados, e deveremos receber em breve notícias da saída dos outros dois.

Mirko Cro Cop e Fabrício Werdum já haviam sido anunciados pelo UFC, o croata até já chegou a estrear. Emelianenko Fedor lutará contra Matt Lindland no Bodog, e rumores de todos os lados indicam que o melhor lutador do mundo vai trocar o ringue do Pride pelo da nova organização. Contratos com equipes russas, investimentos para divulgar o vale tudo no país e muito dinheiro em caixa seriam as razões.

Já Josh Barnett mostrou-se extremamente irritado com a demora em receber notícia sobre seu adversário para o Pride 34, e esse é o motivo de não estar no card. A relação do americano com os japoneses já parecia balançada, e sua relação com o Pride piorou ainda mais com a aquisição do evento pelos Fertitta. O lutador fez duras declarações a respeito da mudança de regras e outras mudanças, chegando a chamar o Pride de “UFC no ringue”. Essas declarações de Barnett me irritam desde o momento que li. Tentem escrever um artigo e antes dele ser publicado alguém dar declarações iguais às suas... depois disso vocês vão me entender.

E ainda sobre os cinco melhores pesados do Pride...

Rodrigo Minotauro assina com o UFC

O antigo campeão do Pride agora vai botar os pés no octágono em busca de um novo desafio à carreira. “Um amigo” brincou que o lutador viu que não dava pra ganhar de Fedor e foi pra onde a competição seria mais fácil. Mas quem pensa que o cinturão ta garantido, pode ir logo desfazendo esse pensamento. Cro Cop não é mais nenhum leigo no chão, e Napão não foi apelidado de “half-nog” (meio nogueira, referindo-se a Minotauro) pelos americanos à toa. Sem falar de Werdum, que perdeu pra Minotauro, é verdade, mas foi uma das melhores lutas que tivemos em 2006. Ah, já ia me esquecendo. O UFC também tem Randy Couture, e se tem alguma coisa que aprendemos com esse esporte é que nunca se deve subestimá-lo. De todas as lutas que Minotauro pode fazer no UFC, considero a com Randy a mais difícil. Estilos fazem lutas, já diziam...

A Zuffa tirou do Pride três de seus cinco melhores lutadores da categoria acima de 93 quilos. Os outros dois caminham para uma despedida dos ringues japoneses, e a divisão de pesados do Pride, que se dizia infinitamente melhor que a do UFC, agora passará a ser infinitamente inferior. Triste, mas verdade.

Matt Serra é o novo campeão de meio-médios do UFC

Numa performance extraordinária Matt Serra venceu o canadense Georges St. Pierre e obteve a marca mais expressiva de sua carreira. Serra, que muitos dizem ser naturalmente da categoria de leves, venceu a quarta temporada do reality show The Ultimate Fighter na categoria até 77 quilos e garantiu a chance pela disputa de cinturão. O faixa-preta em jiu jitsu mostrou que também é bom nos outros fundamentos, e após aplicar um knockdown desferiu uma saraivada de socos que levou o juiz a interromper a luta. Podem me chamar de louco, mas eu não estou surpreso. Diferente da maioria, eu acreditava que “GSP” fosse ter muitas dificuldades nesse combate.

No entanto, duas coisas me deixaram irritado após a luta. A comemoração de Matt Hughes, que parecia que tinha ganhado na mega-sena, cá pra nós, foi nojenta. Não tiro os méritos de Hughes como lutador, mas como pessoa é um zero à esquerda. E Sean Sherk vir abraçar Hughes e comemorar também a vitória de Serra foi outra coisa irritante. Dor de cotovelo é pouco, hein? Acho que GSP vai ter que destruir os dois de novo pra colocá-los no lugar.

Antes, quero ver Matt Serra enfrentar Hughes. E há uma razão pra isso: num dos episódios da quarta temporada do TUF, logo após a luta de Hughes com Royce, o ex-campeão apareceu para treinar os participantes, e o seu jeito de ser não agradou nada os lutadores que lá estavam, especialmente o atual campeão. Acreditem em mim, quando esses dois se reencontrarem vai sair faísca... E Hughes numa maca. Podem me cobrar depois.

Allan Góes vence mais uma

O brasileiro Allan Góes parece estar no caminho certo de volta ao topo. Depois de sua derrota para Gustavo Ximu, Allan conquistou a quarta vitória seguida, a terceira no IFL. O brasileiro venceu o americano Homer Moore por nocaute técnico no segundo round.

O Assassino Africano ataca novamente

Rameau Thierry Sokoudjou mostrou que a vitória sobre Rogério Minotouro não foi por pura sorte. O camaronês nocauteou Ricardo Arona faltando um segundo para completar dois minutos de luta, e causou uma reviravolta na divisão até 93 quilos do Pride. O estrago foi tão grande que no caminho para os vestiários Arona parou para perguntar se tinha apagado ou se ficou apenas grogue, enquanto as câmeras japonesas registravam tudo.

Apresentando uma boa trocação e uma boa defesa de quedas, Sokoudjou, que tem apenas 22 anos, já chama a atenção do mundo do vale tudo. Antes de deixar o Pride Sakakibara fez uma descoberta e tanto. O camaronês é um fenômeno, e aposto que ainda vamos vê-lo derrubando muitos tops com o passar dos anos. Enfim, alguém pra ameaçar a hegemonia de Shogun na categoria. O ano de 2007 promete.

O fim do Pride, parte 2

O Pride acabou há pouco, e apesar de muitos dizerem que o card estava fraco, muito aquém do que o Pride proporcionava, esse evento não ficou devendo em nada aos anteriores. Nenhuma luta passou do primeiro round, todas terminando por nocaute ou finalização, e com mais performances extraordinárias de lutadores que não deixam de surpreender, como o já citado Sokoudjou e o sempre brilhante Shinya Aoki. E apesar de os combates serem definidos no primeiro round, muitas das lutas foram bastante disputadas. Ponto para a DSE. Valeu a pena esperar a madrugada toda e ficar acordado até quase oito da manhã para prestigiar o evento. Os resultados completos do Pride, assim como os do UFC e da IFL, vocês conferem na página do Portal do Vale Tudo: http://www.portaldovt.com.br.

Natal deve sediar 4 eventos entre abril e junho

Saindo totalmente do eixo Japão – Estados Unidos, aproveito o espaço para dar uma notícia que me deixa muito satisfeito. Segundo fui informado - e quem tiver mais informações é só me contactar aqui pelo blog mesmo - a cidade de Natal será palco de 4 eventos de vale tudo que ocorrerão entre o começo de abril e o fim de maio. Desses quatro, três ocorrerão no ginásio Machadinho, ou seja, depois de um longo tempo de carência de grandes eventos a cidade contará com três num pequeno intervalo de tempo. Eu com certeza estarei em todos.

Feras locais como Patrício e Patrick Pitbull, Sergio Junior, Barão, Silmar Rodrigo, Jorjão, Lucas Lopes e Gleison Tibau deverão garantir o valor do ingresso. Ah, só pra não deixar ninguém confuso, esses lutadores não estarão todos no mesmo evento (apesar de que seria muito bom se estivessem).

Fiquem de olho nos atletas Patrício e Patrick, os irmãos Pitbull já provaram que tem nível internacional, só lhes falta oportunidade para lutar fora. Patrício fez sua estréia no vale tudo contra André Dida (que estreou no vale tudo contra Patrício), e, como alguns gostam de dizer, “passou o carro”. Foi superior tanto em pé quanto no chão, muito superior, até. Não tenho nenhuma dúvida de que o resultado se repetirá se os dois lutarem novamente. A primeira luta entre os dois ocorreu em 2004, e Patrício tinha apenas 16 anos.

Dúvidas, xingamentos e sugestões, a área de comentários do blog é livre.

14 comentários:

Ivan Canello disse...

Mais uma fonte de opinião e informação!!! Continue com o bom trabalho.

Abs.

Anônimo disse...

Bela iniciativa, Matheus. Mais um meio de tornar o esporte que admiramos mais notório. Meus parabéns e que o trabalho continue assim.

Eduardo Lapagesse disse...

Excelente e promissor cartão de visitas. Certamente há quem entenda mais do assunto, como os guerreiros dos ringues e jaulas ao redor do planeta, mas indubitavelmente poucos conseguem escrever tão bem quanto você. Que você obtenha metade do seu talento em reconhecimento, e isso já será mais do que o bastante. Sucesso!

Anônimo disse...

boa emo...
mais um blog de vagal na net =D
agora eh soh fica enxendo os nego no msn pra isso aqui bomba,
vlwsss ... sucesso :*

Caio Viana disse...

concordo com o emosexx!
huhuaha

Belo trabalho, Matheus, esperamos o próximo texto!

Anônimo disse...

so discordo do arona, quem viu a luta do wand com o crocop depois daquela bomba q o wand tomo e caiu consegui se recuperar e se ver o video vai ver q o arona depois q cai xuta o djavan. intuam eu axo q a luta foi intenropida mtu rapida!

Anônimo disse...

gostei de seu blog, agora queria ver esse vídeo mostrando o arona falando isso hehe

Anônimo disse...

Excelente iniciativa! Continue assim, pensando pra frente e querendo fazer sempre o seu melhor.

Anônimo disse...

Ficou bacana o blog. Gostei do texto do "Africano Assassino".

Parabéns.

Anônimo disse...

Boa iniciativa Matheus, parabéns!
Me fez pensar em algo que ainda não havia passado pela minha cabeça de forma tão clara: na teoria do fim do pride como evento top.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá, gostei do blog...
Adoro Vale Tudo tbb...=)

Anônimo disse...

Passando pra prestigiar seu blog brother...
Ta show...Abraço

Anônimo disse...

ta tudo mto lindo mto bonito mas jah ta na hora de atualizar =D
flws matheus pepino bjao

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Brother, ótimos textos! Mais um espaço para o nosso amado MMA! Sucesso por aqui!
FAlow!
Abraço!