domingo, 23 de setembro de 2007

Os dez melhores meio pesados do UFC

Postei isso no Portal do Vale Tudo convidando os membros de lá para fazerem seus rankings. Então vai aí o meu, com as devidas justificativas:

Para elaborar esse ranking, vamos usei dois critérios: resultado e performances.

Por resultado é óbvio, por perfomances quer dizer o modo que o lutador vence suas lutas. Uma vitória extremamente dominante como as que Lyoto impõe, mesmo indo pra decisão, contam muito.

Quanto maior o domínio do lutador na luta, definindo ela ou não, maior o valor atribuído.


#1 = Lyoto Machida: Com performances dominantes, praticamente não sendo posto em perigo, vencendo nomes como Rich Franklin, Kazuhiro Nakamura, BJ Penn, Stephan Bonnar, Michael McDonnald que tem uma vitória sobre CC no K-1 e Vernom White é um feito para poucos. DOMINAR COMPLETAMENTE (com excessão da luta de BJ, que foi a única que não vi, e há pessoas que dizem que não foi tão fácil assim, então não comento sobre essa luta) então, é um feito apenas para Lyoto Machida. Some a performances altamente técnicas, ótimo chão, ótima trocação e ótima esquiva, tem-se o lutador virtualmente perfeito. É difícil imaginar quem poderá parar Lyoto no UFC.

Ele sabe lutar com as costas para o chão, não se afoba, e utiliza suas técnicas perfeitamente durante toda a luta, além do importante fator de manter o mesmo ritmo durante os três rounds. E tem mais, está invicto em 11 combates contra oponentes respeitáveis, e mostrou ontem à noite que é ainda mais letal quando luta agressivamente. Levou alguns socos, sim, mas não ficou muito exposto e assimilou bem os golpes que recebeu.

#2 = Quinton Jackson: Para quem achava que ele tava na derradeira por causa da difícil luta com Dong Sik Yoon (que tem provado que cartel e talento não querem dizer nada), Rampage mostrou que as lutas contra os atletas da Chute Boxe eram coisa do passado, vencendo seus três combates seguintes e destronando Chuck Liddell. Na luta de unificação pelos cinturões do Pride e UFC contra Dan Henderson mostrou que tá longe de entrar em decadência, e venceu uma decisão merecida.

#3 = Mauricio Shogun: Antigo #1 do mundo, Shogun mostrou ontem o que todos já sabiam: a Chute Boxe está com SÉRIOS problemas. Depois da pobre performance de seu irmão, que vinha vencendo Robbie Lawler até ficar exausto no segundo round de uma luta de cinco, Shogun mostrou que a falta de gás não era problema apenas de seu irmão, também ficando exausto no segundo round e perdendo uma luta que todos achavam ser sua. Boxe deficiente, wrestling mais ou menos e péssimo preparo físico acabaram custando a Shogun seu primeiro lugar no ranking.

#4 = Dan Henderson: Ex-campeão do Pride, nocaute sobre Wanderlei Silva e derrota apertada para Rampage, mostrou que apesar da diferença de peso pode enfrentar os tops da categoria até 93kg de igual para igual. E que tem uma mão direita letal, ou ninguém lembra das duas balançadas que Rampage deu na luta entre os dois?

#5 = Wanderlei Silva: Apesar das duas derrotas seguidas, uma delas foi para um inspirado Mirko Cro Cop no GP absoluto, que não deve contar para esse ranking. No entanto, as derrotas para Ricardo Arona em 2005, a vitória apertada no final do mesmo ano, e o nocaute sofrido contra Dan Henderson fazem o maior campeão da história do Pride conseguir apenas a quinta posição.

#6 = Keith Jardine: Após uma derrota que muitos esperavam uma luta fácil para ele, Jardine deu a vitória por cima e venceu convincentemente o ex-campeão do UFC, Chuck Liddell, o que o credencia para o sétimo lugar nesse ranking.

#7 = Forrest Griffin: Após uma derrota controversa para Tito Ortiz Forrest já dava pinta de que logo figuraria entre os tops. Com seis vitórias em oito combates no UFC, incluindo a performance dominante contra Shogun, Forrest seria o sexto colocado se não fosse a derrota para Keith Jardine.

#8 = Chuck Liddell: Duas derrotas seguidas na categoria, sendo uma delas por nocaute com menos de dois minutos de luta trazem um dos lutadores mais dominantes do UFC para essa posição.

#9 = Tito Ortiz: Um dos lutadores mais conhecidos da história do UFC, Tito Ortiz mostrou que ainda tem muito para mostrar após fazer uma boa luta contra Chuck Liddell no último confronto entre os dois, chegando a se sair melhor na trocação em alguns momentos e vencer o segundo round. O empate contra Rashad Evans, em luta que teria vencido caso não perdesse um ponto por segurar a grade mantém o ex-campeão entre os 10 melhores.

#10 = Rashad Evans: Com 10 vitórias e 1 empate, tendo nocauteado Jason Lambert que recentemente venceu o ex-desafiante ao cinturão Renato Babalu, e um empate contra o ex-campeão Tito Ortiz, Rashad provou que merece estar entre os dez melhores, mas ainda tem muito o que fazer para chegar ao topo.

Nenhum comentário: