domingo, 13 de maio de 2007

Coluna nº 3

Passando um pouquinho da meia noite, mas enfim...
Muita coisa aconteceu no Brasil nessas duas semanas que se passaram desde a minha última coluna. No mundo do vale tudo, o Brasil foi palco de muitos eventos, um deles aqui em Natal-RN, o Nordeste Combat Championship, que contou com lutadores bastante conhecidos, como Silmar Rodrigo, Lucas Lopes e Gleison Tibau. Além disso, os fãs do Vale Tudo do nordeste, especialmente da capital potiguar, tem motivo de sobra para se empolgar. Esse ano de 2007 tem tudo para firmar a cidade de Natal como um dos principais pólos de evento do Brasil, o que pode significar mais visão dos promotores de evento para a região.

Revelações potiguares em rota de colisão

Patrício Pitbull e Barão, duas feras e provavelmente os melhores até 65 kg do nordeste, deveriam ter se enfrentado no torneio do I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo. Porém, por motivo de doença Patrício não pode comparecer. Sem o duro oponente pela frente, Barão foi campeão com facilidade.

Para a alegria daqueles que esperavam ansiosamente esse combate, os dois estarão se enfrentando no dia 2 de junho. Mas para a tristeza de todos que aguardaram, essa luta ocorrerá em João Câmara, interior do Rio Grande do Norte. O evento terá todos os gastos cobertos pela prefeitura do município, um dos motivos dessa luta ocorrer lá.

Todo mundo sabe que uma luta dessas deveria ocorrer num evento de grande porte, e para os potiguares o palco dela deveria ser o ginásio Machadinho, em Natal. Foi pensando nisso que os lutadores já assinaram a revanche, que está programada para o dia 5 de julho.

Nordeste Combat Championship coloca Natal de volta no mapa dos grandes eventos

O Nordeste Combat Championship: O Retorno, evento realizado dia 9 de maio no ginásio Machadinho, consolidou a volta de Natal como uma das capitais brasileiras do vale tudo. O primeiro passo para a volta da cidade ao cenário nacional foi a realização do I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo, já mencionado nesse blog e cuja cobertura fiz para o Portal do Vale Tudo, mas o I Circuito, que foi muito bom, vale salientar, tratou apenas de trazer nomes locais, grandes, diga-se de passagem, e que merecem oportunidades maiores.

O Nordeste Combat Championship ampliou os horizontes, trouxe um lutador diretamente da Espanha, e feras internacionais como Gleison Tibau e Lucas Lopes. Estima-se que obteve um público entre 5 mil e 6 mil pessoas, senão maior.

O que se viu nesse evento foram performances de alto nível dos atletas potiguares, conforme relatado no seguinte link: http://portaldovaletudo.uol.com.br/site/interna.php?id=688

E seguindo a onda de eventos que está marcando Natal, mais um evento foi marcado para o dia 5 de julho, no ginásio Machadinho. Alguns dos nomes confirmados para o evento até o momento são os de Ricardo “Pezão” Oliveira, Sergio Jr, Patrício Pitbull, Barão, Sanderson, Silmar Rodrigo e Lucas Lopes

Lucas Lopes em turnê pela Europa

O atleta da American Top Team já está pensando em seu retorno ao cenário internacional. Lucas desembarcará em julho na Suíça, e após um pequeno período por lá se dirigirá para a Holanda, onde ficará até seu retorno aos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o atleta - que tem em seu cartel 32 lutas, sendo destas apenas 7 derrotas e nenhum empate (todas documentadas) - pretende cumprir sua terceira e última luta no contrato com o evento Fightfest, onde tem uma vitória e uma derrota. Depois disso não sabe o que o aguarda, mas uma aparição no UFC é esperada.

Líder da Kimura Nova União faz alerta

Jair Lourenço, líder de uma das maiores equipes de Vale Tudo do nordeste, a Kimura Nova União, fez um alerta em entrevista ao Portal do Vale Tudo.

O faixa preta de jiu-jitsu reclamou da falta de patrocínio e interesse dos promotores de evento do sudeste em contar com atletas nordestinos em seus eventos alegando que os custos de passagens saem muito caros.

O que esses promotores de eventos não conseguem enxergar é que os lutadores da região valem o investimento. Essa falta de visão dos promotores faz com que os atletas nordestinos tenham que migrar de academia para alcançar seu espaço, caso de Gleison Tibau e Lucas Lopes, atletas formados na Kimura e que agora estão na American Top Team.

Citando o exemplo mais recente relativo a um atleta seu, Jair falou de Jorjão, atleta com 25 lutas, sendo apenas uma derrota. Jorjão lutou o I Circuito Mix Garra Fight de Vale Tudo, mas os planos do lutador eram de lutar um evento três dias depois que contaria com um mini-gp, e o vencedor ganharia dois mil dólares e um contrato de uma luta com um evento nos Estados Unidos, com a passagem incluída.

É de se lamentar uma região como o nordeste que é um celeiro de grandes lutadores como os irmãos Nogueira, Marcus Aurélio, Gleison Tibau, Lucas Lopes, Thiago Alves, Antonio Pezão, e muitos outros, passe por uma situação dessas.

Gleison Tibau já tem mais um compromisso marcado no UFC

O atleta potiguar Gleison Tibau terá pela frente Jeff Cox, lutador que fará sua estréia em um evento de grande porte, e tem passagens pelo King Of The Cage e Cage Warriors.

A luta ocorrerá no UFC Fight Night 10, e provavelmente será uma das lutas preliminares, não tendo exibição para TV. Essa luta marca a última do contrato de Tibau com a organização, mas o lutador está tranqüilo, e espera uma vitória ainda no primeiro round, junto com a renovação de seu contrato, que já está em andamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu pela cobertura brother. Mais uma vez eu não pude está presente, mas pelo seus comentários deu pra ter um noção do evento. Fui na 1ª edição do evento, e gostei muito das lutas, pelo visto as que rolaram nessa 2ª edição foram ainda melhores. O que manchou novamente foi a organização do evento, parece ter dado muito vacilos novamente, mas é isso, o mma tem tudo para crescer no nosso estado.
Valeu Matheus!
Abraço!