sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Entrevista - André Benkei

André Vinícius Aurnheimer, ou simplesmente André Benkei. Grande pai de família e preparador físico voltado para o vale tudo, Benkei é uma pessoa que se destaca pela personalidade forte, teimosia, humor e, dizem os que o conhecem, um enorme coração. Um grande amigo que acaba gerando polêmica quando se acha afrontado.

Numa entrevista “descompromissada”, Benkei fala sobre família, seus orgulhos e alguns dos destaques da American Top Team. Não deixe de ler até o final, qualquer que seja sua opinião sobre ele, ela está prestes a mudar.

blogdomatheus.com: Primeiro de tudo, como você está?

Benkei: Rapaz, eu estou tentando sobreviver à maratona de viagens que começou com a luta do Marcus Aurelio em Vegas, já passou pelo Texas com Jorginho Santiago, tá aqui em Londres com o Tibau, vai me dar 3 dias no Brasil (para estampar o visto de viagem), me encaminhar direto para o Japão (Gesias, Denis Kang e Melvin), me fazer voltar a Vegas com o Thiago Pitbull e finalizar em Anaheim California para a luta do Wilsão Gouveia... Isso só muito amor mesmo pelo meu time para suportar.

blogdomatheus.com: Recentemente você teve que ficar afastado da sua família por motivos de saúde da sua mulher, como ela está agora? Já deu para matar a saudade da filha?

Benkei: Eu ainda estou separado delas, minha esposa tem artrite muito severa, que é uma inflamação das articulações. Infelizmente, ela foi ao Brasil se tratar. Ela, logicamente, levou minha filha com ela (a Taiyo, que só tem 3 anos). A doença se agravou durante o ultimo GP do Hero’s no ano passado, e eu quase tive que abandonar a ATT por isso! Graças a Deus, o amor que tenho pelo meu time é compartilhado por ela tambem, que não me deixou abandoná-lo. Ela considera todos seus filhos postiços, assim como são os "titios" da minha filha! Hoje, a cada 3 meses volto ao Brasil para estampar meu visto de viagem, e moro com o nosso “coach” (técnico) de Thai, o Ouali; o que para o trabalho é bom, já que quando estamos em casa matamos nosso tempo conversando sobre a evolução do time e do próprio MMA!

blogdomatheus.com: Muitas pessoas só ouviram falar do André Benkei preparador físico, fale um pouco do André Benkei como pessoa.

Benkei: Rapaz, sou um cara tremendamente teimoso, quando me falam que algo não é possível eu vou quebrar a cara tentando fazer (ser) possível. Sou um sujeito de muita sorte também, cada dia que acordo tenho que fazer algo para merecer meu lugar na ATT. Me fala uma coisa, quantos preparadores físicos tem o privilégio de trabalhar com: Mohamed Ouali(5 x Campeao do Mundo de Muay Thai) , Parrumpinha(Campeão Mundial de Jiu Jitsu), Howard Davis Jr.(medalha de ouro Olimpica em 1976), Steve Williams (wrestling;2x Olympic Regional Champion, 2x Olympic Trials Qualifier, National Team Member, 3x NCAA Qualifier, 2x ACC Champion, NCAA All-American) e ainda ser dirigido pela lenda viva Ricardo Liborio....?

blogdomatheus.com: É difícil conciliar a vida pessoal com a profissional?

Benkei: Não, é até bem fácil... que vida pessoal? (Risos)

blogdomatheus.com: Falando sobre o âmbito profissional, como você chegou à American Top Team?

Benkei: Cheguei pelo convite do Mestre Ricardo Liborio, e pela insistência do Thiago Pitbull (hoje considerado o filho mais velho da minha esposa) e do Marcel Ferreira. Eu tinha terminado com meu time, com a saída do meu sócio Vauvenargues Marinho, e estava somente cuidando da minha academia e do Alexandre Pequeno. Na época o Hermes França me pediu para treiná-lo para o GP do Euforia; conheci a ATT e foi paixão à primeira vista. Para você ver como sou teimoso, na época "alguem" me disse que eu não conseguiria cuidar da ATT, e que era melhor eu ficar treinando somente atletas separados, teria que abandonar minha academia no Brasil, e muitas outras coisas mais, para conseguir ficar na ATT. Mas esse velho aqui é teimoso como ninguém, e não me fale que eu não consigo que eu vou morrer tentando!

blogdomatheus.com: Quem lhe conhece sabe que para você cada atleta que você ajuda é considerado como um filho, e muitos lhe consideram o paizão da equipe. Pode falar um pouco da sua relação com os atletas e treinadores da ATT?

Benkei: Rapaz, foi assim que esse grupo cresceu. Somos uma família, família mesmo... vou te dar um exemplo bem engraçado: Minha filha está no Brasil, e minha esposa foi para a casa de praia de uma amiga dela de infância. Esses amigos são fãs de MMA, e o marido da amiga da minha mulher se espantou quando minha filha viu o Gesias Cavalcanti na TV e saiu gritando "Tio Gege", "Tio Gege". (Risos) A ATT é assim, não é da boca para fora que somos uma família, vivemos juntos, trabalhamos juntos, nos ajudamos e cada um somente fica bem se todos estiverem. Assim são os “coachs”, e assim são os atletas; que não tem nacionalidade (brasileiros, americanos, rednecks, niggas, latinos, marroquinos, ingleses, holandeses, canadenses e todas as nacionalidades); a nossa BANDEIRA É A BANDEIRA DA AMERICAN TOP TEAM (a primeira a ser ostentada com orgulho nos eventos, agora mundialmente copiada pelos outros times, mas jamais igualada [risos]). A BANDEIRA que nunca é lavada, e carrega literalmente o suor e o sangue dos nossos oponentes e de nossos próprios irmãos de time. Isso é o símbolo do esforço, da união desse grupo e do respeito a nossos adversários, que nos deram a glória da disputa! E quanto a ser o paizão, o paizão é o Mestre Liborio; eu sou mais aquele tio sacana que te leva na putaria. (Risos)

blogdomatheus.com: Recentemente tivemos a estréia de Marcus Aurélio no UFC, o que você pode falar a respeito? Marcus vem de três derrotas consecutivas, o que houve que não vimos mais o lutador da primeira luta com Gomi?

Benkei: Bom, 3 derrotas eu não concordo, não achei que ele perdeu a segunda luta para o Gomi. Mas a respeito da ultima luta, não sei o que tem o UFC; a atmosfera é diferente. Marcus é um lutador experiente, e já esteve varias vezes como cornerman dos companheiros de UFC; mas algo acontece na estréia no octógono que somente quem viveu sabe. Marcus estava voando nos treinos, mas travou seu jogo durante a luta. Somente para você ter uma idéia da forca do Marquinhos, só com os "jabs" ele entortou a cara do Guida de tal forma que o Sherdog(.com) depois da luta teve que fazer a filmagem da entrevista de baixo para cima(logicamente Guida tem seus méritos por aturar e ser um casca grossa)! Marcus é o nosso capitão, ele é o ponto de referência de cada atleta da ATT, vai voltar mais forte que nunca; toda a ATT está empenhada nisso! Pode anotar, se no futuro ele tiver uma chance de disputar o titulo do UFC ele vai vencer.

blogdomatheus.com: Como está a preparação de Gesias para o HERO's? Pode-se dizer que a luta dele contra Shaolin será uma final antecipada, e que Gesias mais uma vez será campeão?

Benkei: Não existe essa de final antecipada, nem da nossa parte nem, acredito eu, da Nova União. O Hero’s é um torneio muito difícil, e quem está lá tem plenas condições de sair com a coroa. Gesias está treinando muito bem, contou com o apoio de todo o time, mais em especial do Tibau (que treinou muito tempo com o Shaolin), do Parrumpinha (que é profundo conhecedor e apreciador do jogo de chão do Shaolin) e logicamente daquele que tem mil olhos no chão, Mestre Ricardo Liborio. Para no caso de uma eventual vitória do Gesias, temos preparado um trabalho para o Dida, e um já conhecido para o Uno (dessa vez, espero que sem mão quebrada por 2 rounds [risos]).

blogdomatheus.com: Fale-nos a respeito de Wilson Gouveia, Thiago Alves e da importante vitória de Jorge Santiago sobre Jeremy Horn. O que podemos esperar desses três atletas no futuro?

Benkei: Rapaz, do Wilson e do Thiago Alves você pode esperar e dois títulos no UFC para o ano que vem! Wilson não tem o que falar, se treina não tem humano na terra que aguente, não é exagero meu; pergunta para o Minotauro, Pezão e outras feras que você vai ver a resposta (bom, na ultima luta no UFC, você viu o Carmelo sair mancando do octógono; sabe o que aconteceu? Simplesmente "rompeu" o músculo da perna com o chute do Wilsao). Jorge Santiago, contra o Horn, só mostrou ao mundo o que ele faz nos treinos com o Denis Kang; ele achou a sua "batida perfeita", vamos dizer assim (nocauteia o Semenov e finaliza o Horn na sequencia) e agora é só manter o trabalho. Para finalizar, do Thiago Alves, eu vou contar uma passagem do treino que ele e Melvin Manhoeff trocaram rounds de Muay Thai; enquanto eles treinavam, dois orgulhosos "pais" estavam babando de ver a performance do Thiago contra um dos mais experientes lutadores de Thai da Holanda (Mestre Liborio que acordou a dupla, no caso EU E O MOHAMED OUALI). Não tem no UFC na categoria até 77kg quem consiga ficar em pé contra o Thiago Alves, se trocar com ele "dorme".

blogdomatheus.com: No último final de semana Jeff Monson foi nocauteado por Pedro Rizzo no Art Of War, em sua segunda participação fora do UFC. Qual sua opinião sobre essa luta?

Benkei: Rapaz, o Jeff teve muitos problemas para essa luta. Ele esteve fora da ATT durante todo o treinamento, estava entre Washington e Inglaterra. Passou mal alguns dias antes do evento, e não estava na sua melhor forma. Mas Pedro Rizzo lutou muito bem contra ele, que estava superando as expectativas boxeando melhor que o Pedrão. Porém, Pedro Rizzo é um striker muito experiente, mudando a distancia para poder soltar seus potentes chutes ele definiu o combate a seu favor. Méritos do Pedro e falha do Jeff em não ter aproveitado a troca da distancia para tentar as quedas.

blogdomatheus.com: Dana White chegou a dizer que Denis Kang não era uma das estrelas do Pride, como se menosprezasse a estrela da ATT, e dissesse que sua aquisição não é importante para o UFC. Há alguma possibilidade de vermos Denis no octógono?

Benkei: Dana jamais falaria mal de algum atleta da ATT. É dele mesmo a frase: "There are probably four or five great teams that are capable of putting out world champions, and American Top Team is one of them." - "Existem provavelmente 4 ou 5 grandes times no mundo capazes de produzir campeões mundiais e a ATT é um desses". O Denis Kang estava sendo disputado pelo próprio UFC, Bodog, Pro-Elite (organização que produz o EliteXC) e Hero’s. Denis é estrela em qualquer lugar que vá, se o UFC não pode pagar o preço para ter o atleta, o Hero’s pode! Só no ano que vem, com mais dinheiro e o fim do contrato dele com o Hero’s que o UFC tem chance de conseguir o atleta; mas até lá muita água vai rolar.

Nota do blog, Dana White menosprezou, sim, o atleta da ATT em coletiva de imprensa sobre o UFC 75.

blogdomatheus.com: Dia 8 teremos Tibau lutando no UFC 75, você pode falar como ele está fisicamente, e qual a expectativa para a luta? Está havendo alguma dificuldade para ele bater o peso ou ele vai conseguir com naturalidade?


Benkei: Da ultima vez, foi bem fácil Tiba bater o peso. Dessa vez eu estou tendo um pouco mais de trabalho, mas nada que não seja esperado. Ele está muito bem, treinou o ultimo mês inteiro na ATT, e está física e mentalmente pronto.

blogdomatheus.com: É interessante o fato da ATT ter mais de um atleta entre os leves do UFC, entre eles o próprio Tibau, Din Thomas e Marcus Aurelio, e nessa mesma categoria estar seu desafeto Hermes França. O que você acharia de um combate entre os atletas da ATT e Hermes?

Benkei: Bom, para isso vamos ter que esperar um ano, após terminada a suspensão dele pelo uso de anabolizantes. Em relação a nossos leves, isso prova a força da ATT e a qualidade de treino que nós temos. Imagina só você ter na sua categoria tantas estrelas treinando juntas como nós temos, isso ajuda muito. Quanto a Hermes ser meu "desafeto", é uma questão de filosofias diferentes, eu sou pelo "NÓS" ele é pelo "EU".

blogdomatheus.com: Ainda sobre Hermes, você pode falar a respeito da saída dele da ATT, e o que você achou de ele ser pego no exame anti-doping?

Benkei: Bom, isso já foi debatido, ele já saiu da ATT há milênios, e não deixou saudades. Quanto a ser pego no doping, cada um faz suas escolhas; ele fez a dele e está pagando por isso.

blogdomatheus.com: Saindo do assunto Hermes França, e continuando com o assunto doping: tivemos há algum tempo a história do doping de Thiago Pitbull, alguns até hoje insinuam que no processo de aumento e perda de peso que você promove nos atletas há o uso de substâncias proibidas. Como você responde a essas pessoas?

Benkei: Primeiramente, que o Thiago foi pego com uma substancia que nem ao menos é um diurético propriamente dito; é um Potassium-sparing (ela impede que o potássio seja excretado na urina; e não força os rins como um diurético clássico). O spirolactone não promove nenhum beneficio extra à performance do atleta; e acho que isso foi mais uma decisão política que outra coisa. Na mesma época do Thiago, atletas com maconha e esteróides pegaram 6 meses de suspensão. Como deram 8 meses para uma substancia que nem constava como proibida, no website da Comissão Atlética do Estado de Nevada? Quanto à alegação que existe fraude na perda de peso de meus atletas, isso é ridiculo, meus atletas são testados em todos os Shows que vão, e somente dessa vez foi encontrada tal substância. E o mais engraçado é que o mais difícil não é perder o peso, isso qualquer retardado faz. Quero ver é colocar de volta no outro dia o atleta 100% recuperado e com 10kg a mais em média!

blogdomatheus.com: Temos tido muitos resultados positivos de doping no vale tudo ultimamente, pode-se dizer que mais lutadores estão sendo pegos ou que mais estão optando por usar?

Benkei: Acho que isso é seriedade no esporte. Para você ter uma idéia, falam de doping no baseball e no futebol americano aqui nos Estados Unidos, e eles somente são testados uma ou duas vezes no ano. No MMA é testado antes e depois de cada luta pelas comissões atléticas. Tirando algumas politicagens, isso é ótimo para o esporte. Quanto a atletas fazerem uso de doping, isso começou na Grécia antiga, quando os atletas mastigavam testículo de carneiro para absorver mais testosterona. Nós, treinadores, devemos orientar e procurar alternativas naturais para a melhora da performance atlética.

blogdomatheus.com: Obrigado por ter concedido essa entrevista, por favor deixe um recado para aqueles que estão lendo.

Benkei: Bom, gostaria de agradecer a minha família ATT (incluindo logicamente minha filha Taiyo e minha esposa Ly Andrea), por me dar tantas alegrias na vida. Eu amo o que faço, e sou verdadeiro sempre que falo. Sou assim mesmo, ou me ama ou me odeia. Aos que me amam, eu deixo meu muito obrigado pelo carinho e cada dia prometo trabalhar ainda mais para melhorar a performance dos atletas da ATT. Aos que me odeiam, espero que fiquem bastante arrogantes e menosprezem meu trabalho, pois esse será o caminho que eu buscarei para minhas vitórias!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito maneira e entrevista Matheus.
Abraço!

Anônimo disse...

ótima entrevista, parabéns!