segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tibau ainda lutador do UFC / Tibau still a UFC fighter

In english after the "----------"

Recentemente saíram rumores de que o lutador Gleison Tibau havia tido seu contrato rescindido pelo UFC, junto com outro montante de atletas, inclusive Hermes França que chegou até a confirmar seu desligamento da organização.

Entrei em contato com Tibau, a fim de confirmar se sua saída da organização era verdadeira ou não e tive a seguinte resposta:

"Isso não é verdade. Esse ano tenho mais três lutas no UFC."

Acho que isso encerra os rumores.

-----------------------

Recently some rumours about Gleison Tibau being released of his UFC contract were said. Some fighters like Hermes França were on the list, and Hermes himself confirmed his situation.

I contacted Tibau to know if there was any truth about he being released from the promotion, and had the following answer:

"This is not true. This year I'm still going to fight three times for UFC."

I guess this puts an end in the rumours.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Natal ficou pequena

A capital potiguar, a qual tenho privilégio de morar, está diminuindo seu espaço. E o que isso tem a ver com MMA?

Explico. Não é que a área da cidade foi realmente diminuída, a questão é que muita gente está pensando que é pouco espaço para o que se tem agora.

Ninguém menos que Jadyson Costa agora faz parte da equipe natalense Hikari, filial da BTT. Lógico que um encontro com Patricio "Pitbull" Freire acabaria sendo inevitável.

Os dois já se encontraram, mas nenhum mal-entendido nem confusão aconteceu. Trataram-se bem, até. Ao que parece, águas passadas, e o profissionalismo é que impera.

A rivalidade, no entanto, é alvo dos promotores de evento. E já tem gente por aqui querendo fazer a revanche entre os dois lutadores.

O provável organizador só terá dois problemas: numa eventual revanche, Patricio já falou que não luta de graça novamente. E Jadyson terá que bater 70kg.

Para quem não se lembra, a primeira luta entre os dois ocorreu no Leal Combat Natal, no dia 05/07/2007, e terminou no primeiro round com vitória de Patrício por mata-leão.

Quem não viu, basta acessar http://br.youtube.com/watch?v=9YkGByK5Dkg para assistir ao vídeo da luta completa.

PS: A qualidade da imagem não é das melhores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

DREAM

Desde o fim do Pride, muitos sonham com um evento que tome seu lugar, e seja capaz de nos proporcionar o esplendor que por dez anos o Pride nos deu.

Quem não se lembra das batalhas épicas entre Minotauro e Fedor, Fedor e Mirko Cro Cop, Wanderlei Silva e Ricardo Arona, e a extraordinária caminhada de Maurício Shogun rumo ao cinturão do Grand Prix de 2005? O Pride foi um marco para a grande maioria dos fãs do MMA, e provavelmente ficará na mente da maioria dos expectadores como o melhor evento da modalidade que já se viu.

Mas, se o Pride acabou, e os eventos mundo à fora não se comparam à sua magnitude, nem mesmo o pomposo UFC, temos que nos contentar com o que está à nossa disposição? A resposta é um sonoro "não".

A tão sonhada resposta dos japoneses ao mercado americano, especialmente ao UFC, vem em forma de sonho. Sim, sonho! É isso que quer dizer o nome da mais promissora organização a debutar esse ano: DREAM.

Quem se importa se a M-1 tem Fedor? Eles assinaram tem quase meio ano, e até agora só fizeram apoiar o Yarennoka, um evento que - vejam só - foi feito praticamente todo pelas pessoas responsáveis pelo DREAM.

Enquanto a M-1 ainda não tem nem certeza de quem será o adversário de Fedor ou da data de seu primeiro evento, a equipe do DREAM que é uma junção do pessoal do HERO'S (evento que agora fica extinto) e da DSE (organizadora do extinto PRIDE) coordenada pela FEG (dona do K-1 e do HERO'S) já anunciou um grande elenco de lutadores, datas de eventos e os mais do que amados Grand Prix.

Teremos um Grand Prix de leves que reunirá os melhores lutadores da categoria que estão fora do UFC. E para completar, eles são os mais bem ranqueados do mundo! O UFC, apesar da força que adquiriu nos últimos anos, não tem os melhores pesos leves do mundo. Se formos ver a maioria dos rankings, pelo menos 7 dos 10 que compõem os dez melhores são lutadores assinados com o DREAM!

Haverá também um Grand Prix de pesos médios, com bastante potencial, mas que sem a presença de alguns dos nomes que estão no UFC acaba não tendo tanto brilho.

Claro que nem só de nomes se faz um evento, mas a primeira parceria dos ex-funcionários da DSE e da FEG nos deu um ótimo evento no fim de ano, o Yarennoka. E se pudemos tirar algo dali, é que essa parceria terá muito futuro.

Sobre a questão das regras. Poderá tiro de meta? Pisão? Joelhadas no chão? No Yarennoka os dois primeiros não eram possíveis. Cotoveladas foram descartadas e deverão continuar ausentes no DREAM. Os árbitros do evento irão se reunir em breve para definir as regras, e se quiserem trazer ao DREAM o mesmo brilho do PRIDE, terão que ressuscitar suas regras.

Lógico que haverá a discussão se não é perigoso, se não deixa muito violento para os leigos, etc etc. Alguns lutadores vão dizer que acham ruim, outros vão dizer que é bom. A grande maioria falará de acordo com o grau de vantagem ou não que possuirão na luta com essas regras. Mas haverão aqueles que mesmo sem serem beneficiados, apontarão o favorecimento pelas regras do PRIDE. Josh Barnett, por exemplo, já falou publicamente que apesar de seu jogo ser favorecido pelas regras do UFC, prefere o PRIDE, por "n" motivos.

Os fãs de combate se aproximaram do esporte por causa de sua proximidade com os combates reais. E as regras do PRIDE eram as que faziam os combates o mais real possível, de forma que ainda fosse seguro para seus lutadores. Ou alguém sabe aqui de algum lutador que teve uma lesão grave nos dez anos de PRIDE? A maioria dos eventos de nosso país usam as regras do PRIDE, e não temos tido maiores problemas.

Na reunião de regras do Leal Combat Natal foi dito que seriam usadas as regras do UFC. Eu estava presente na hora e vi 80% dos lutadores se manifestarem pedindo as regras do Pride - e foram atendidos. E lá a grande maioria era lutador de Jiu Jitsu, justamente aqueles que poderiam ser prejudicados com o uso de pisões e tiros de meta.

Resta-nos torcer para que a organização e seus árbitros consigam chegar a um consenso que nos traga um evento como o que se espera desde que o UFC se tornou o evento número um do mundo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Comentários de Tim Sylvia sobre luta com Minotauro

Cinco horas da manhã, e eu aqui assistindo a entrevista de Tim Sylvia na coletiva de imprensa pós-UFC 81. Ótima entrevista, elogia bastante Minotauro, e dá para ver que tem uma boa relação com Brock Lesnar (que também é da equipe de Tim). Muitos pensavam que o relacionamento deles não era bom, pois Lesnar criticou as derrotas de Tim para Randy e Mir.

Pontos importantes da entrevista:

-"Eu achei que o tinha pego no primeiro round, e estava muito confiante no segundo round de que seria capaz de finalizá-lo. O terceiro round veio, eu o acertei de novo, ele puxou pra guarda e eu fiquei descuidado. Eu me afastei um pouco, achei que ele ia me deixar levantar, ele abriu as pernas e quando eu fui me levantar ele conseguiu a raspagem e ficou por cima de mim. [...]Nós praticamos aquele movimento que ele fez eu não sei, duas ou três centenas de vezes [...], eu estava dois segundos atrás dele antes que eu pudesse sair da guilhotina e ele conseguiu ela rápida e me pegou. Ele é definitivamente o melhor homem hoje. "
-"Eu tentei dar um knockdown nele e consegui. Eu pulei em cima dele e bati nele o mais forte que eu podia, o máximo de vezes que eu podia. Eu apenas percebi que ele estava ficando mais forte e ele estava tentando segurar minhas luvas e me manter na guarda dele, então eu sabia que o melhor lugar para ele vencer essa luta era no chão. Eu o machuquei e tentei capitalizar nisso, mas ele conseguiu se recompor, então eu me levantei. Eu o machuquei outra vez, pulei nele, tentei finalizá-lo, machucá-lo, mas, ele é forte, ele é um dos maiores lutadores no esporte, ele continuou tentando pegar minhas mãos, ele pegou minhas mãos e tentou me colocar na guarda dele de novo então eu me levantei."
-"Acreditem, eu não cometi o mesmo erro que Heath Herring cometeu, eu o machuquei e tentei capitalizar nisso, e eu estou fazendo isso há tempo o suficiente para saber que quando alguém se recompõe volta a ser perigoso. Então eu quis voltar para onde eu tinha a maior vantagem na luta, e era em pé."
-Tim diz que odeia jiu jitsu -mas bastante humorado, vale dizer, arrancou risos dos jornalistas - pois três de suas derrotas foram causadas pela modalidade. Diz que treina bastante, mas sempre acaba se dando mal com o jiu jitsu.
-Aqui uma pequena passagem com a participação de Lesnar.
Tim: "Em minha defesa, Nogueira é o melhor do mundo. Sem dúvidas em minha mente, ele é o melhor peso pesado de jiu jitsu no mundo, e provavelmente é muito seguro dizer que Frank Mir é o segundo. Os dois me pegaram, e vocês todos sabem o que Frank fez comigo. Então... *longo suspiro*"
Brock: *rindo, toca no braço de Tim e fala*: "Quem se importa?"
Tim: "Obviamente... como Brock [disse] 'Quem se importa que ele quebrou o braço de Tim Sylvia?'... *para Brock* ele quase quebrou sua perna! *mais risos dos presentes* Mas, ei... Brock e eu voltaremos para o centro-oeste, ele vai pescar, eu vou caçar, na verdade eu vou ao Texas matar alguns porcos (? não estou certo se foi porcos mesmo que ele disse) e eu vou voltar à academia e trabalhar no meu jiu jitsu."

Há também um vídeo dele após a luta no vestiário, visivelmente abatido, alguns pontos de destaque:

-"Eu vi tantas lutas, eu vi ele crescer, sabe? Eu vi aquilo acontecer com ele não sei quantas vezes."
-Ele fala que Minotauro o pegou, como ele faz com todo mundo - e aqui nota-se um tom de bastante pesar. Diz que é por isso que ele é o melhor do mundo. E fala que espera ter uma revanche algum dia.

São dois vídeos muito interessantes. Se você entende de inglês, seria uma boa dar uma olhada, ou, sabendo alguns dos pontos que foram ditos, dar uma olhada no vídeo da coletiva de imprensa, com certeza você dará boas risadas.

Recomendo também a entrevista do grande campeão Rodrigo Minotauro, a de Ricardo "Cachorrão" Almeida e a de Mir e Lesnar. Excelentes.

Para ver os vídeos, basta acessar o seguinte link: http://www.ufc.com/index.cfm?fa=MultiMedia.video

Observem o vídeo da entrevista com Minotauro pós-luta no vestiário. Tim Sylvia aparece lá para dar-lhe os parabéns.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Voltando a postar, e já comentando o UFC 81

Primeiramente peço desculpas aqueles que visitam ao blog e que tem notado minha falta de atualizações. Tentarei melhorar isso.

Bom, nem falei do evento, nem quem tava lutando, e nem vou falar! Quer saber tudo do evento indico o Portal do Vale Tudo e o Sherdog, porque são mais de três da manhã e apesar da grande vitória de Minotauro estou chateado com a derrota de Tibau e a falta de consideração do canal Premiere Combate. Os links pros sites que citei estão aí ao lado.

Então vamos que vamos, comentários sobre algumas das lutas desse grande evento de hoje, em alguns casos vocês vão me ver criticando mais os vencedores do que os perdedores, mas eles já tem o mérito das vitórias, que os derrotados apenas tenham reconhecidas suas apresentações:

Antes de mais nada...

Absurdo do Premiere Combate

Estou indignado com a falta de consideração que eles tem com o assinante. Encerraram a transmissão na hora que a luta de Chris Lyttle ia começar.

Nós pagamos para ver o evento inteiro, e eles cortam a transmissão antes do fim! Isso é ridículo!

O UFC tem três horas de transmissão, ainda teríamos mais uma ou duas preliminares transmitidas, mas o Premiere encerrou a transmissão com apenas duas horas e vinte minutos. Uma total falta de respeito aos seus assinantes. Não paguei por dois terços de um evento, e sim por ele inteiro, assim como todos os demais assinantes.

Deixando esse absurdo do Premiere de lado e começando pela luta principal da noite, Antonio Rodrigo "Minotauro" Nogueira x Tim Sylvia

Eu quero saber se Tim Sylvia não vai ganhar respeito depois dessa luta.

Minotauro cometeu um erro no começo, querendo trocar... eu tinha dito no fórum do Portal e até para alguns amigos (mas lá você vê a opinião, para não dizer que inventei depois), se trocar vai levar o primeiro nocaute da vida. E quase foi. Se fosse outro ali no lugar dele o juiz teria parado, mas como ele tem fama de aguentar castigo, o juiz deixou rolar...

Depois ficou doido pra tentar botar pra baixo, aí que eu gostei. Mas admito que achei que Minotauro não passaria do segundo round... Felizmente ele passou, e conseguiu aquela finalização. Ótimo trabalho no chão, aliado ao fato de Sylvia não ser nenhum expert na área. Minotauro tá de parabéns. Agora só precisa aprender a nos livrar dos sustos... porque nas últimas três ou quatro lutas que fez vem tomando knockdown.

Fiquei muito surpreso também que a guarda dele era baixa e quando ele levantava ficava totalmente exposto... O wrestling era praticamente nulo, e o primeiro fator quase custou a luta a ele.

Pra finalizar, que vitória foi essa? Gritei tanto, mas tanto, que estou rouco até agora!

Frank Mir x Brock Lesnar

Eu achava que Mir ia pegar o braço. Errei o membro, teve que ir na perna mesmo.

Lesnar mostrou um ground and pound muito eficiente, mãos muito rápidas... E movimentação muito rápida no chão também. Teve hora que Mir ficou perdido. Se ele não tivesse dado golpes na nuca e Mazagatti não tivesse parado a luta pra tirar o ponto, acho que Mir teria perdido feio ali. Levou knockdown de jab, só pra ter noção da força de Lesnar.

Mas fiquei feliz que Mir mostrou que além de ser tão bom ou até melhor que Minotauro na guarda, tem uma característica boa do brasileiro também, que é a de aguentar a pressão. Tomou muitos socos e ainda conseguiu a finalização. Sem falar que depois de tanta porrada eu esperava uns hematomas, mas além do sangue no rosto, a cara dele tava limpinha.

E gostei muito da declaração do Lesnar depois do combate. Saiu do modo WWE e entrou no de lutador de MMA. Foi humilde, reconheceu os méritos de Mir, e eu fico bastante ansioso para vê-lo no ringue agora. Torcerei por ele se não enfrentar brasileiro.

Ricardo "Cachorrão" Almeida x Rob Yundt

Apresentação fantástica de Cachorrão. Fantástica! Fantástica! Fantástica! Dá vontade de repetir isso a noite toda. Mostrou que tá ali pra definir a luta, como sempre, e conseguiu com uma bela guilhotina com direito a cambalhota! Quando o adversário dele levantou e tentou se jogar no chão pra fazer a pressão vendo se Cachorrão soltava, ele acompanhou o movimento e virou o corpo do cara, caindo por cima ainda aplicando o golpe. Coisa muito linda de se ver! Fantástico!

Gleison Tibau x Tyson Griffin

30-27 só para americano mesmo!

No máximo, 29-28... Senti Tibau um pouco preso na luta, segunda vez que acontece isso no UFC... e segunda vez que ele "perde".

Eu vi essa luta como a de Thiago Tavares contra o próprio Griffin. Um round claro pra cada, e um que poderia ter ido pra qualquer um, mas achei que como Griffin não lançou nenhum soco efetivo no segundo round, e Tibau ainda conseguiu duas quedas, deveria ter sido o suficiente pra dar o round pra ele.

Mas gostei q diferente da luta anterior, mostrou que sabe trocar... mas como eu falei, tava preso e dando espaços... se soltasse um pouco a mão acho que teria maior sucesso... o punch de Griffin deve ter assustado. Quanto às quedas, Carlão Barreto durante a transmissão do Premiere Combate disse que Tibau tava dando espaço pra Griffin levantar... eu vi diferente. Griffin é tão escorregadio quanto Liddell, e faz de tudo pra se levantar... no terceiro round Tibau conseguiu controlar por um certo tempo, mas Griffin acabou criando uma brecha e se levantando.

Não tem problema, vai voltar aos treinamentos e com certeza terá bons resultados daqui pra frente. Força, Tibau!

Pra finalizar os comentários sobre as lutas do evento, não poderia deixar essa de fora:

Se eu já tava indignado pelo Premiere ter encerrado a transmissão na hora que foi começar essa luta, agora eu tô possesso.

Vejam só o que houve, retirado do PBP do fórum do Portal do Vale Tudo:

Round 1

Chris Lytle faz jus ao seu apelido e atropela Bradley em apenas 33 segundos de luta. Bradley começa tentando acerta um soco potente em Lytle que contra-ataca com um gancho de direita. Seguido de mais dois ganchos que levam o lutador ao chão Lytle liquida a fatura com vários socos até o arbitro Lavigne interromper a luta.

Nota: após o arbitro Lavigne interromper a luta um ainda grogue Bradley puxa o arbitro para a guarda e tenta acerta o arbitro com socos não percebendo que a luta já havia sendo encerrada.*

Chris "Lights Out" Lytle vence Kyle Bradley por TKO (socos) aos 33 segundos do Round 1

*(nota minha) o árbitro Yves Lavigne se defendeu e conseguiu controlar o lutador.

Com essa vitória Lytle sobe o cartel dele pra 4-7 no UFC (cartel q não revela nem de longe o talento que ele tem), e 24-15-5 no geral.

Boa madrugada para todos!