domingo, 26 de agosto de 2007

E Couture prevaleceu

"Sua vitória incontestável sobre Tim Sylvia para conquistar o cinturão dos pesados do UFC mostrou que não se deve subestimá-lo. Lição que qualquer um que acompanhe o esporte já deveria ter aprendido desde que o Capitão América venceu Vitor Belfort e Chuck Liddell."

Nunca, nunca, nunca aposte contra Randy Couture.

Em exibição brilhante o americano conseguiu manter seu cinturão, e em consequência disso Gabriel Napão terá que recomeçar sua caminhada rumo ao título.

É de se lamentar que uma cabeçada não intencional após uma queda que Couture aplicou tenha atrapalhado o desempenho de Napão durante boa parte da luta, porém, antes mesmo de Napão ter o nariz quebrado Couture já dava sinais de que não iria deixar o cinturão escapar de suas mãos.

Bastante ágil, surpreendendo quem esperava movimentos prejudicados devido a idade, e com uma grande esquiva demonstrada desde a luta contra Tim Sylvia - e que pode ser a chave para vencer um quarto combate contra Chuck Liddell que deve vir no futuro - Couture superou Napão em pé, acertando bons golpes e fazendo o brasileiro balançar logo no início da luta.

Além do excelente trabalho no clinch, que foi fundamental para deixar Napão sem ação durante a maior parte do combate. Luta dominada, Napão lesionado, a confirmação da vitória do Capitão América era questão de deixar o tempo correr, coisa que ele não quis ao dar uma belíssima queda no brasileiro e terminar com um agressivo ground and pound, bastante similar ao modo que derrotou Chuck Liddell na primeira luta entre os dois.

Duas questões ficam no ar agora:

Será Napão capaz de se reerguer dessa luta e mostrar para todos que merece estar entre os tops da categoria?

E quem, no UFC, pode parar Couture?

*Obs: Ignorem qualquer erro ou falta de coesão que possa constar no texto, são mais de duas horas da manhã e o sábado foi um dia longo e cansativo para mim.

sábado, 25 de agosto de 2007

Hoje tem UFC 74, Napão x Couture

Gabriel Napão pode hoje se tornar o primeiro brasileiro a ganhar um cinturão na categoria dos pesos pesados de um evento importante desde Rodrigo Minotauro. No entanto, ao contrário do que muitos pensam ele não terá uma luta fácil pela frente.

Randy Couture, apesar do seu cartel não indicar, é um dos melhores lutadores da história. Inteligente, atlético, experiente, disciplinado e técnico, o senhor Couture de 44 anos consegue impor um ritmo que muito jovem é incapaz de manter por um round, quem dirá cinco. Sua vitória incontestável sobre Tim Sylvia para conquistar o cinturão dos pesados do UFC mostrou que não se deve subestimá-lo. Lição que qualquer um que acompanhe o esporte já deveria ter aprendido desde que o Capitão América venceu Vitor Belfort e Chuck Liddell.

No entanto, quem acompanha a carreira do atual campeão dos pesos pesados do UFC sabe que ele sempre teve problemas ao lutar com atletas maiores, com excessão do já mencionado Tim Sylvia. E Gabriel Napão é tudo que Couture pode temer.

Jovem, ágil, técnico, inteligente, e versátil, Napão é um atleta em constante evolução e que surpreende pela velocidade que demonstra em meio aos seus 1,88m e mais de 114kg. Em sua luta anterior contra o grande favorito Mirko Cro Cop o brasileiro mostrou que suas habilidades em pé são tão boas quanto seu chão, anulando o experiente kickboxer croata em sua especialidade e finalizando com um belíssimo nocaute. E é essa versatilidade e poderio de Napão que torna o combate tão intrigante.

Prevalecerá a máxima de que Couture não se dá bem contra adversários maiores, ou teremos mais uma vez Couture superando na trocação aquele cuja habilidade em pé é dita melhor que a sua? Claro, não podemos ignorar a habilidade de Napão no chão, mas Couture recentemente mostrou que não é nenhum bobo no chão ao empatar com ninguém menos que Ronaldo Jacaré em uma luta de submission.

Não se surpreenda caso o resultado dessa luta seja diferente do que você está imaginando, mas fique muito surpreso - e desapontado - se essa luta não terminar como uma das melhores do ano.

domingo, 19 de agosto de 2007

Atualizações diárias? Talvez ano que vem

Infelizmente no momento que eu achei que poderia investir mais no blog tive uma repentina mudança de rotina que me impede de ter a dedicação que deveria com o blog.

Comprei domínio, mudei o visual, acrescentei novas coisas ao blog, e infelizmente não poderei fazer o que estava planejado.

Saindo de casa antes das 8h, e chegando após as 22h, ainda com a obrigação de estudar fica difícil ter como me dedicar. Rotina que deve se repetir até dezembro.

Uma ou duas atualizações por semana é bastante provável que eu faça, pois não pretendo deixar esse blog abandonado. Quem sabe eu consiga uma folguinha e atualize um pouco mais, mas no momento esta não é minha prioridade.

Desde já agradeço aos que visitam e apoiam o blog, e peço encarecidamente que continuem fazendo suas visitas e dando seu apoio para que um dia este blog se torne o que eu idealizei quando o criei.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Desafio RN x CE vai abalar Fortaleza em Setembro

Notícia a respeito no Fórum do Portal do Vale Tudo.

Vem aí a 4ª edição do Rino's Championship para a alegria dos fãs do vale tudo nordestino.

O evento contará com um desafio Rio Grande do Norte contra Ceará que promete bastante, pois contará com a presença de nomes de muito destaque no cenário de seus estados e da região.

Patrício Pitbull terá pela frente o maior desafio de sua carreira, enfrentando o experiente Paulo Guerreiro, detentor de um Muay Thai afiadíssimo e que não tem problema nenhum de desenvolver o combate no chão. Guerreiro conta com experiência nos eventos americanos como KOTC e AFC e um recorde de 12 vitórias e 1 derrota. Para ver o cartel completo do lutador no Sherdog clique aqui.

Toda a técnica em pé e no chão de Patrício serão testadas, e uma vitória sob Guerreiro deve confirmar o que já se especula desde a luta do Pitbull contra Jadyson: já está pronto para alçar vôos mais altos.

A luta principal da noite fica por conta do também excelente Patricky Pitbull enfrentando o cearense Willamy Chiquerim. Muito se pedia para que essa luta acontecesse, e finalmente ela irá sair.

Patricky vem de vitória sobre Maykon Costa, irmão de Jadyson Costa, e Chiquerim vem de uma derrota no Shooto Brazil 3, no entanto com uma performance de se admirar segundo quem viu.

Com o excelente boxe que o qualificou para o brasileiro de boxe (que ele não pôde participar devido a falta de patrocínio e algumas outras coisas) e o chão de alto nível que foi responsável pela luta mais difícil de Tererê em sua última passagem pelo nordeste, fica difícil não apontar o potiguar como favorito.

O evento também contará com a revanche entre Sergio Junior e Junior Killer. Sergio Junior venceu Killer aqui em Natal no primeiro round de um combate com circunstâncias polêmicas (Killer reclamou que não teve tempo de se aquecer antes do combate, pois a luta prevista para ser a penúltima da noite acabou sendo a segunda, e o atleta cearense foi informado em cima da hora).

Apesar do talento do cearense, espera-se mais uma vitória do potiguar que em suas duas últimas lutas aceitou enfrentar os adversários que não bateram o peso e teve que lidar com uma diferença superior a 7kg nas duas. Isso não foi problema, no entanto, já que Sergio Junior venceu as duas lutas com menos de um minuto de combate.

Os outros atletas que fecham a equipe potiguar são Luiz Carlos, Gasparzinho e Chicão.

Na opinião desse blogueiro os visitantes vencerão o desafio.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Paulão é campeão até doente

Neste domingo Paulão Filho conseguiu conquistar o cinturão de médios do World Extreme Cagefighting - WEC. Em disputa com Joe Doerksen o brasileiro debilitado¹ foi incapaz de utilizar seu potente arsenal de quedas e mais do que fatal jiu-jitsu, porém surpreendeu com socos de muita força que levaram o juiz Big John McCarthy a interromper a luta.

Tal performance mereceu um puxão de orelha do pai, Seu Paulo Leite, que pode ser conferido no site da revista TATAME.

No entanto quem acompanha a carreira do campeão sabe que a probabilidade dele repetir a performance do último domingo é mínima. Esperem um Paulão bastante forte e explosivo nas próximas lutas, provavelmente amassando os adversários nas grades do WEC enquanto não alça vôos mais altos.

¹: Segundo o empresário Ed Soares no programa de rádio de Stephen Quadros no Sherdog, Paulão vomitou instantes antes de sua luta. Mais sobre isso pode ser lido nas declarações do pai do atleta ao site da revista TATAME.