sábado, 25 de agosto de 2007

Hoje tem UFC 74, Napão x Couture

Gabriel Napão pode hoje se tornar o primeiro brasileiro a ganhar um cinturão na categoria dos pesos pesados de um evento importante desde Rodrigo Minotauro. No entanto, ao contrário do que muitos pensam ele não terá uma luta fácil pela frente.

Randy Couture, apesar do seu cartel não indicar, é um dos melhores lutadores da história. Inteligente, atlético, experiente, disciplinado e técnico, o senhor Couture de 44 anos consegue impor um ritmo que muito jovem é incapaz de manter por um round, quem dirá cinco. Sua vitória incontestável sobre Tim Sylvia para conquistar o cinturão dos pesados do UFC mostrou que não se deve subestimá-lo. Lição que qualquer um que acompanhe o esporte já deveria ter aprendido desde que o Capitão América venceu Vitor Belfort e Chuck Liddell.

No entanto, quem acompanha a carreira do atual campeão dos pesos pesados do UFC sabe que ele sempre teve problemas ao lutar com atletas maiores, com excessão do já mencionado Tim Sylvia. E Gabriel Napão é tudo que Couture pode temer.

Jovem, ágil, técnico, inteligente, e versátil, Napão é um atleta em constante evolução e que surpreende pela velocidade que demonstra em meio aos seus 1,88m e mais de 114kg. Em sua luta anterior contra o grande favorito Mirko Cro Cop o brasileiro mostrou que suas habilidades em pé são tão boas quanto seu chão, anulando o experiente kickboxer croata em sua especialidade e finalizando com um belíssimo nocaute. E é essa versatilidade e poderio de Napão que torna o combate tão intrigante.

Prevalecerá a máxima de que Couture não se dá bem contra adversários maiores, ou teremos mais uma vez Couture superando na trocação aquele cuja habilidade em pé é dita melhor que a sua? Claro, não podemos ignorar a habilidade de Napão no chão, mas Couture recentemente mostrou que não é nenhum bobo no chão ao empatar com ninguém menos que Ronaldo Jacaré em uma luta de submission.

Não se surpreenda caso o resultado dessa luta seja diferente do que você está imaginando, mas fique muito surpreso - e desapontado - se essa luta não terminar como uma das melhores do ano.

Nenhum comentário: